sábado, 30 de outubro de 2010

Invisibilidade no seu açougue de preferencia

Sheila O'Brien (Caverna do Dragão),Mulher invisível (Quarteto fantástico), Homem invisível (Liga Extraordinária) que se cuidem por que logo a ciência vai dar "carrinho".


Avanços recentes na tecnologia de meta-materiais têm deixado o homem mais próximo da "utopia" da invisibilidade óptica prova disso é a publicação de um artigo sobre um fio invisivel feita pelo físico Alessandro Tuniz da Universidade de Sidnei.

Esses metamateriais incorporam componentes muito menores do que o comprimento de onda da luz, o que lhes permite controlar as ondas luminosas, dando-lhes propriedades ópticas que não são encontradas nos materiais naturais.
No entanto, como os físicos logo descobriram, fabricar metamateriais usando componentes pequenos o suficiente para manipular os comprimentos de onda da luz visível - na faixa dos nanômetros - não é uma tarefa fácil.
Para evitar esse problema, Tuniz e seus colegas sugeriram uma maneira elegante de encolher um metamaterial até um tamanho capaz de controlar a luz visível: basta usar mesma técnica empregada na fabricação das fibras ópticas.
Para testar o conceito, Tuniz e seus colegas já fabricaram fios com 10 micrômetros de espessura. Para atingir seu objetivo, é necessário atingir uma espessura de 1 micrômetro. Com isto, as estruturas no interior do fio atingirão a nanoescala suficiente para manipular a luz visível.
Os cálculos feitos pelos cientistas indicam que o fio seria invisível se visto de lado - mas não se olhado pela extremidade - em luz polarizada.
Felizmente para os imperadores mais preocupados, o modelo mostra que, como outros metamateriais ópticos, as propriedades ópticas da fibra dependem fortemente do comprimento de onda da luz que incide sobre ele.
Uma pessoa poderia usar fios que o fariam aparecer nu sob luz vermelha, explica Tuniz, mas "se você iluminá-lo com luz verde, você verá os fios completamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário