quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Descoberta de como coletar energia do ar é de cientista brasileiro

Fernando Galembeck, da Unicamp apresentou suas descobertas históricas hoje (25) durante a reunião da American Chemical Society(ACS), em Boston, nos Estados Unidos; e ao meu ver é um atual pretendente ao primeiro Premio Nobel da Física do Brasil.
"Nossa pesquisa pode abrir o caminho para transformar a eletricidade da atmosfera em uma fonte de energia alternativa para o futuro," disse Galembeck. "Assim como a energia solar está liberando algumas residências de pagar contas de energia elétrica, esta nova e promissora fonte de energia poderá ter um efeito semelhante."


Eletricidade atmosférica
No início da Revolução Industrial, percebeu-se que o vapor que saía das caldeiras gerava faíscas de eletricidade estática essa eletricidade se forma também em locais mais amenos, quando o vapor de água se junta a partículas microscópicas no ar, o mesmo processo que leva à formação das nuvens - é aí que começam a nascer os relâmpagos.
Mas, até agora, os cientistas não tinham um conhecimento suficiente sobre os processos envolvidos na formação e na liberação de eletricidade a partir da água dispersa pela atmosfera.
"Se nós soubermos como a eletricidade se acumula e se espalha na atmosfera, nós também poderemos evitar as mortes e os danos provocados pelos raios," estima Galembeck.




Higroeletricidade
Os cientistas sempre consideraram que as gotas de água na atmosfera são eletricamente neutras, e permanecem assim mesmo depois de entrar em contato com as cargas elétricas nas partículas de poeira e em gotículas de outros líquidos. Mas o professor Fernando Galembeck e sua equipe descobriram que a água na atmosfera adquire sim uma carga elétrica.O grupo brasileiro confirmou essa ideia por meio de experimentos de laboratório que simulam o contato da água com as partículas de poeira no ar. Eles usaram minúsculas partículas de sílica e fosfato de alumínio - ambas substâncias comumente dispersas no ar - para demonstrar que a sílica se torna mais negativamente carregada na presença de alta umidade, enquanto o fosfato de alumínio se torna mais positivamente carregado.
"Esta é uma evidência clara de que a água na atmosfera pode acumular cargas elétricas e transferi-las para outros materiais que entrem em contato com ela," explicou Galembeck. "Nós a chamamos de higroeletricidade, ou seja, a eletricidade da umidade."
Coletores de energia do ar

Assim como as células solares funcionam melhor nas regiões mais ensolaradas do mundo, os painéis higroelétricos vão funcionar de forma mais eficiente em áreas com alta umidade, uma característica das regiões tropicais, Brasil incluído.No futuro, segundo Galembeck, poderá ser possível desenvolver coletores - similares às células solares que coletam a luz solar para produzir eletricidade - para capturar a higroeletricidade e permitir seu uso em residências e empresas.
Alta umidade significa altos níveis de vapor de água no ar.
Fonte:.inovacaotecnologica.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Descobridor dos Raios X - Wilhelm Conrad Röntgen



Medalha Matteucci (1896)
Medalha Rumford (1896)
Nobel de Física (1901)

Quem Foi Wilhelm Conrad Röntgen ?





Wilhelm Conrad Röntgen foi um físico alemão que, em de1895, produziu radiação eletromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados Raios X.

Röntgen nasceu em Lennep, na Alemanha, sua família se mudou para os Países Baixos quando ele tinha três anos. Recebeu sua educação primária no Instituto de Martinus Herman van Doorn. Depois estudou na Escola técnica de Utrecht, de onde foi expulso por supostamente realizar uma caricatura de um de seus professores, ato que negou cometer.
Em 1865, foi reprovado por um dos professores que haviam participado de sua expulsão e não entrou para a Universidade de Utrecht. Depois foi admitido aos estudos na Politécnica de Zurique para estudar Engenharia Mecânica sem ter o título de bacharel. Em 1869, graduou-se com umPh.D. da Universidade de Zurique com uma tese sobre gases denominada Studien über Gase.
Em 1874 se transformou em conferencista na Universidade de Estrasburgo e em 1875 chegou a ser professor da Academia de Agricultura de Hohenheim, Württemberg. Em 1876, retornou a Estrasburgo como professor de Física e em 1879, chegou a ser o chefe do departamento de Física da Universidade de Giessen. Em 1888, transformou-se no físico chefe da Universidade de Würzburg e em 1900 no físico chefe da Universidade de Munique, por petição especial do governo da Baviera.

Como Descobriu ?

Curioso sobre se os raios catódicos propagavam-se fora do tubo, o que não era possível de se ver pela intensa luminosidade deles, ao final da tarde de 8 de Novembro de 1895, Röntgen estava determinado a testar esta idéia. Envolveu o tubo que testava com uma capa de papelão preto e por algum tempo ficou observando enquanto aplicava as descargas elétricas. Acostumado à visão no escuro, Röntgen percebeu que um cartão de platinocianureto de bário brilhava debilmente durante as descargas. Convencido que os raios catódicos não saiam do tubo e, portanto, não poderiam estar provocando esse fenômeno, Röntgen especulou que um novo tipo de raio podia ser o responsável. 8 de Novembro era uma sexta-feira, por isso ele aproveitou o fim de semana para repetir as suas experiências e tomar as primeiras notas. Nas semanas seguintes ele comeu e dormiu no seu laboratório, à medida que investigava muitas das propriedades dos novos raios que ele designou temporariamente de raios-X, utilizando a designação matemática para algo desconhecido. Apesar dos novos raios, eventualmente, passaram a ter o seu nome quando ficaram conhecidos como raios de Röntgen, ele sempre preferiu a designação de raios-X.

Interacção com a matéria: 

Quando os raios X atingem a matéria, assim como o tecido do paciente, os fótons têm quatro possíveis destinos. Os fótons podem ser:
  • Completamente espalhados sem perda de energia.
  • Absorvidos com perda total de energia.
  • Espalhados com alguma absorção e com perda de energia.
  • Transpostos sem qualquer alteração.



Funções:




Medicina

Na medicina os raios X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fracturas, tratamento de tumorescâncer (ou cancro), doenças ósseas, etc.
Com finalidades terapêuticas os raios X são utilizados com uma irradiação aproximada de cinco mil a sete mil Rads, sobre pequenas áreas do corpo, por pequeno período de tempo.
No Brasil, os raios X do pulmão para fins diagnósticos de tuberculose pulmonar são chamados de abreugrafia, que se trata de uma incidência sobre uma pequena área do pulmão.

Pesquisa de materiais

Na indústria, os raios X são utilizados no exame de fracturas de peças, condições de fundição, além de outros empregos correlatos. Nos laboratórios de análises físico químicas os Raios X tem largo espectro de utilização.












Albert Einstein & A Física Glam !

Einstein era líder do FanClub de Gene Simmons 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Shout it out loud #1 - KISS!


Você conhece KISS. Sim, isso foi uma afirmação. Tenho certeza de que posso afirmar isso, afinal, quem não conhece os reis do MARKETING?

O KISS é uma banda de Hard Rock que surgiu nos anos 7O e primeiramente só tinham intenção de ‘se divertir’. Ficaram bastante conhecidos por usar maquiagens no rosto, criando um tipo de identidade secreta para cada membro. As apresentações ao vivo são deslumbrantes, com muita pirotecnia e energia de todos os membros da banda, dando até o sangue em suas apresentações. Literalmente. A banda em sua formação original foi composta por:
Paul Stanley (Starchild – Guitarra Rítmica e Vocal , Gene Simmons (Devil – Baixo e Vocal), Ace Frehley (Spaceman – Guitarra Solo e Vocal) e por último e não menos importante, Peter Criss (Catman – Bateria e Vocal).
Sim, no começo era só diversão e a utopia de ficarem famosos, sonho de todas as bandas que se formavam na década de 60, 70 e 80. Porém, o tempo passa e também as ambições aumentam e o objetivo passa a ser outro.
KISS debutou oficialmente em 1974 com o CD KISS (Casablanca Records) que teve uma das mais famosas músicas do quarteto maquiado, como por exemplo Deuce e Strutter. Em 1978 a banda resolveu lançar um disco solo de cada integrante, e o mais vendido foi o LP de Ace Frehley, superando inclusive Paul Stanley. Em 1975 teve início a turnê ALIVE I, que foi um dos maiores sucesso da banda, já que ao vivo eles passam uma energia eletrizante para o público com vários solos de guitarra impressionantes, shows pirotécnicos gigantes e o que já virou rotina e um dos momentos mais aguardados de todo show da banda, Gene Simmons dá início a seu solo de baixo seguido da música God of Thunder e cospe ‘sangue’. Ace Frehley solta foguetes e fumaça de sua guitarra, Gene Simmons cospe sangue, Paul Stanley VOA sobre o público e Peter Criss canta baladas. Logo a banda alcançou a tão esperada fama mundial, de forma rápida e surpreendente.
Em 1980 Peter Criss deixa a banda, e dois anos depois é a vez de Ace Frehley sair da banda, alegando que ‘a diversão acabou e Gene só pensa em dinheiro’. Com a fama mundial, todos respirando KISS, Gene Simmons praticamente se tornou o empresário da banda, negociando sem parar o que era possível para se criar de merchandising da banda, extraindo o máximo possível da MARCA KISS, e algum desses objetos são incrivelemente RIDÍCULOS. KISS usou dessa poderosa arma para alavancar ainda mais sua fama, e chegou a ser motivo de piada. A banda inclusive já participou de um filme tosquíssimo, chamado Kiss meets the phantom of the park, que pode ser encontrado facilmente no Youtube.
Uma CAMISINHA do KISS. É, eu sei.
É importante salientar que os fãs do KISS são alguns dos mais fanáticos do mundo, e se intitulam KISS ARMY levando muito a sério esse negóco de fanatismo.
Enfim, você já ouviu Rock And Roll All Nite, eu sei. Que tal conhecer um pouco mais da banda? Você sabia que KISS já gravou um acústico muito bom? Reunindo Ace Frehley e Peter Criss para algumas músicas, incluindo o hino do KISS. Você sabia também que nos EUA existe um feriado em homenagem a banda? Pois é, é uma das bandas mais importantes no meio musical que já existiram, e ainda está na atividade! Agora com Tommy Thayer e Eric Singer, substituindo Ace Frehley e Peter Criss.
LONG LIVE, ROCK AND ROLL!

Quem ou o que sou eu ?

 Freqüentemente pessoas se indagam sobre a essência de seus próprios seres quem sou eu o que sou eu ? Pode-se dividir a essência humana em duas partes distintas que coagem como formadoras da sua imagem e ser para terceiros e para si próprio essas duas partes podem ser divididas em anatomia corpórea e personalidade (do Dicionario Aurélio personalidade: s.f. Individualidade consciente. / Caráter pessoal e original. / Pessoa conhecida em razão de suas funções, de sua influência etc.).
 A parte anatômica corpórea de um ser é em essência pouco mutável já a personalidade é um estado flutuante em permanente mutação. A relação entre a anatomia e a personalidade é profunda por exemplo uma pessoa que não tenha uma simetria fina do rosto ou que esteja acima do peso ou “desobedeça” qualquer padrão de beleza contemporâneo esta passiva de sofrer uma desvalorização que pode acarretar na perca de auto-confiança e assim mudar o estado mental ou a personalidade assim também ocorre o contrario quando a personalidade é impressa na anatomia através de vestimentas, cortes de cabelos e outros.
Até um certo ponto todos estamos passivos de rejeição de qualquer indivíduo por qualquer padrão isolado e individual e isso normalmente é superado quando se chega a fase adulta; mas em alguns casos o constrangimento e rejeição ficam tão fortemente impressas na personalidade das pessoas que elas acabam por ter um estado permanente de insegurança e/ou timidez ou pelo contrario uma excessiva e virtual alto confiança em fim existem inúmeras questões que podem ser observadas mas em essência as pessoas são um amontoado de experiencias derivadas da sua anatomia ou pré disposições ou de fatores externos aleatórios que acabam por moldar a pessoa sobre todos os prismas do ser; e o como seres humanos somos apenas indivíduos passivos a todos os fatores externos aleatórios que nos formam desde o nosso nascimento sem mesmo termos o poder de fazer uma única escolha por que até elas foram influenciadas por fatores externos alheios a você e sua personalidade.

"Somos o fruto genético dos nossos geradores e fruto social do que nos rodeia." - LG

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O que é Efeito Doppler ?


O Efeito Doppler é uma característica observada nas ondas emitidas por um objeto que esta em movimento em relação a um observador. Sei idealizador foi o físico austríaco Johann Christian Andreas Doppler que em 1842 ao editar a obra Sobre as Cores da Luz Emitida pelas Estrelas Duplas (Über das farbige Licht der Doppelsterne), descreveu o efeito Doppler.

Explicação:

 Sabemos que as ondas se espalham de forma radial e tem sua própria velocidade que pode ser distorcida para um observador se sua fonte estiver em movimento, assim se dá o Efeito Doppler que explica o porque quando um carro com som passa por um observador o som fica em uma frequência menor (mais grave) ou por que quando o mesmo carro esta se aproximando do observador a frequência fica maior (mais agudo); para o caso da luz que também é uma onda se observa que quando o objeto fonte da luz esta se afastando o espectro recebido de luz se desvia para o vermelho e no caso de estar se aproximando do observador tem um desvio para o violeta.



Aplicações:



1.Medida de velocidades: Através do Efeito Doppler pode-se medir a velocidade de um objeto através da observação do eco ou do desvio da luz, por exemplo para medir a velocidade de um carro a Policia Rodoviária mede em um determinado intervalo de tempo o eco da onda emitida pelo veiculo assim comparando duas medições se obtêm a velocidade, além da aplicação rodoviária a aplicação astronômica a fim de detectar o sentido do movimento de um corpo celeste luminoso através do seu desvio de luz para o vermelho ou violeta.

2.Na Medicina: O Efeito Doppler é utilizado no ecocardiograma que é um exame para medir o fluxo e o sentido das correntes sanguíneas com o uso dos ecos emitidos pela circulação

3.Na comunicação: Quando dois corpos em alta velocidades precisam se comunicar é necessário que haja um conhecimento da distorção entre a emissão e recepção das ondas para comunicação continua e legível.

Formula Geral :





Fƒ = Frequencia emitida pela fonte
F̥ =  Frequencia recebida pelo observador
V =Velocidade da onda
V̥ = Velocidade do observador
Vƒ = Velocidade da fonte

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Alguém nos espera além do finito ?

  Atualmente estima-se que existam 100 bilhões de galáxias no universo visível,  assim por estimativa podemos deduzir que hajam cerca de 10 sextilhões de estrelas; se cada estrela reter em sua orbita  5 planetas seriam 50 sextilhões (50.000.000.000.000.000.000.000) de planetas no universo visível, isso significa que se a probabilidade de existir vida inteligente no universo fosse de por exemplo  0,0001% certamente teríamos cerca de (5.000.000.000.000.000.000) planetas com vida inteligente. Se deduzirmos que varias delas estariam distantes da nossa galáxia e assim seguirmos a linha de raciocínio do De. Sitter  de que as galáxias "vermelhas" (mais distantes da nossa) tem velocidade proporcional a distancia com a nossa galáxia, podemos deduzir que há uma velocidade realmente notável e grande que pode gerar uma distorção temporal, podendo ser notável e significante. Assim sou levando a crer que do nosso ponto referencial essas galáxias estariam mais "avançada" no tempo assim tento mais tempo para se desenvolverem tecnologicamente.Então me questiono com enorme  peso: "Existe alguém no universo nos observando ?" "Se realmente existem seres com tecnologia e conhecimentos superiores estariam eles vislumbrando viagem inter-universais ?"  "Já seria esse um vislumbre possível ou realizado por eles ? "
 Em fim sobre tudo quanto envolve a cosmológia somos totalmente imaturos, confusos e ignorantes; concordo com Michio Kaku no ponto de que estamos na era de ouro da cosmológia e que muito possivelmente essa será a geração da 3º grande revolução no conhecimento do cosmo.

sábado, 14 de agosto de 2010

Dica de vídeo que explica a Teoria-M

Aqui estão 5 videos que formam em sequencia um documentario muito interessante e fácil de entender que narra a teoria-m; assinstam vocês não vão se arrepender.















Nano-Distorção do tempo

Sabemos que de forma simples o tempo só existe por causa da cinética, se não houvesse movimento obviamente o tempo seria algo sem nexo.É do conhecimentos da maioria de nossos leitores a teoria da relatividades e as aplicações praticas da mesma. Assim temos que em grandes velocidades teríamos a distorção do tempo criando uma viajem no tempo e ate mesmo uma divisão da nossa membrana-universo fazendo uma partição idêntica do mesmo; mas e o movimento do nosso dia a dia o nosso andar a nossa translação, rotação e o movimento de expansão do universo ?Pois bem todo movimento necessariamente causa uma distorção no tempo mesmo que minuscula e imperceptível assim cada indivíduo esta em uma determinada posição na linha do tempo eu posso estar (1x10)-¹² nano segundos a sua frente e assim a diante isso leva a ideia do tempo individual pra casa ser e pra cada corpo celeste.No momento do choque entre as membranas-universos ou seja no momento do big-bang o universo expandiu-se exponencialmente em instantes assim ouve uma colossal distorção temporal e toda a expansão ate o momento do resfriamento da terra pode ter ocorrido em dias se leva-se em consideração um ”relógio universal” e imutável

Distorção temporal & Viajem no tempo

Muita gente não aceita ou não entende a distorção do tempo por movimento em fim nesse post vou explica-la pra vocês =D( FTW ! )
Pra começar vamo entender algumas noções básicas a conclusão teorica da distorção temporal vem da lei da relatividade geral de Einstein.
Para compreendermos a distorção do tempo vou usar de exemplo o relógio de luz o que é um relógio de luz !? Imagine dois espelhos um de frente para o outro e no meio desses espelhos um feixo de luz que sempre é refletido do centro de um espelho para o centro do outro espelho.Cada vez que a luz passa em um espelho contaremos um pulso do nosso relogio de luz, agora levando em consideração que a luz sempre “bate” no centro dos espelhos o que aconteceria se eu move-se ambos espelhos !? Bem a luz se moveria também e sua trajetória seria prolongada assim demoraria mais pra passar um pulso temporal assim se você movesse esse espelho a uma super velocidade o tempo seria distorcido e 1 pulso demoraria mais pra passar assim haveria um aceleração temporal progressiva agora e se você ultrapassa-se a velocidade da luz o que aconteceria ? Há pois bem você acabaria dando uma volta no feixe de luz antes dele de alcançar e assim retornaria um pulso temporal e estaria andando para traz no tempo ! (WTF in HELL !!!)


Sim você estaria voltando para o tempo mas como já sabemos nem um corpo pode chegar a velocidade da luz =(  (bua !!!) seria impossível a viagem pro passado então !?  Não, não seria e não é sabemos que nem um corpo pode chegar a velocidade da luz mas o próprio espaço ou membrana universal pode ser torcida além da velocidade da luz isso pode ser visível por exemplo na velocidade de escape de um buraco negro que é maior que a velocidade da luz outra alternativa são as particular imaginarias como o takion que tem velocidade oscilante mas minimamente maior que a velocidade da luz em fim é totalmente possível ! Há !


Ah mas e se eu voltar no tempo e matar meu avô se eu matar ele não teria nascido e não teria matado ele ai ele existiria e eu também e eu ia matar ele Blá Blá  Blá !
Ao ultrapassar a velocidade da luz para viajar no tempo você rompe a membrana universal do nosso universo e acaba criando outra membrana universal ou outro universo se você preferir chamar assim e ai você estaria em um universo paralelo que você pode mudar livremente sem interferir no universo da onde você veio.
Michio Kahu já narrou uma vez que acredita que nosso universo seja derivado de outro universo e também derive outros universos que por sua vez estarão se derivando e assim infinitamente.

Quinta dimensão espacial - O Hipercubo²

Pois bem leitores vou postar hoje uma nova idéia/teoria que tive ontem em uma aula de geografia é um seguinte um tempo atrás num especial do Roberto Carlos tive o deslumbre de visualizar e conceber o hipercubo e a 4º dimensão geométrica abstrata estudei ela durante um tempo e logo descobri que haviam 3 representações planas para um hipercubo e 2 em um espaço pois bem essa idéia se ficou concluída em minha mente e pensei que além da 4º DGA minha mente nunca chegaria por que a própria 4º DGA pode ser no máximo forçadamente simulada não existe uma compreensão visual dela. Então nessa tal aula animadora fiquei desenhando hipercubos hiperesferas e outras figuras do hiperesfera no plano da minha mesa quando desenhei a representação do hipercubo de um cubo inscrito no outro visualizei que por alto aquela figura era amplamente similar a um cubo dai veio a idéia de aplicar uma outra representação da hipercubo naquele hipercubo e assim surgiu um hipercubo² logico que ainda só consegui representar uma das 9 formas de desenhalo em um plano mas estarei trabalhando nisso daqui em diante.




PS: Isso no Ecziste ! (ainda)